Higienização de Ar Condicionado Automotivo

A Vaayus é especializada em instalação e manutenção de Ar Condicionado Automotivo, com técnicos especializados  que atuam no ramo há quase 20 anos, utilizando-se inclusive, de modernos e eficazes equipamentos que contribuem para um correto diagnóstico e que não agridem o meio ambiente.


Limpe o equipamento com frequência

Fazer apenas a manutenção do ar-condicionado não é a solução. Todo o sistema exige higienização constante, uma vez que o ar refrigerado passa por uma série de tubulações que acumulam poeira e micro-organismos. Estes, por sua vez, podem causar doenças especialmente em pessoas alérgicas.

O tempo indicado para essa limpeza é a cada seis meses, e isso deve acontecer independentemente da frequência de uso ou do tipo do ar-condicionado. Ou seja, o equipamento precisa ser limpo de maneira periódica mesmo por motoristas que não utilizam o carro todos os dias.

A higienização ocorre por uma equipe especializada, que verifica as condições do ar-condicionado automotivo e substitui possíveis itens danificados, empregando os produtos certos para cada tipo de sistema.

Troque o filtro de ar

O filtro de ar é o item responsável por deixar puro o ar dentro do automóvel, pois retém todas as impurezas do ambiente externo. Ele ainda impede que outras peças e o motor sejam danificados, já que evita que a sujeira chegue até essas partes.

Portanto, é imprescindível trocar o filtro de ar periodicamente, necessidade que ganha ainda mais importância durante a pandemia de Coronavírus. Afinal, é possível que o filtro retenha o vírus. Se ele não for trocado no tempo certo, haverá um percentual alto de sujeira acumulada no equipamento, e o vírus pode acabar infectando as pessoas em contato.

Não há um prazo correto para promover a troca do filtro de ar: ele varia de acordo com a frequência de uso e se o carro roda por locais com um alto índice de poluição ou não. No entanto, a recomendação é que a troca aconteça a cada semestre.

Preste atenção ao mau uso da recirculação do ar condicionado

Ao passar por locais com odores fortes — como em estradas com muita poeira ou locais próximos de caminhões, por exemplo —, entra em cena uma função vital do ar-condicionado automotivo: a recirculação. Ela tem o objetivo de evitar a troca entre o ar interno do automóvel e o ar externo, e ainda ajuda a tornar a refrigeração mais rápida.

No entanto, é muito importante que ela não fique ativada por tempo demais, pois se o ar não for trocado, o ambiente interno do veículo se vicia. Assim, o nível de oxigênio cai e o de gás carbônico cresce. Isso pode causar sensação de sono e cansaço no motorista e nos passageiros, comprometendo saúde e segurança, já que as chances de acidentes sobem.

confira outros serviços do Vaayus Auto Center

contato@vaayus.com.br
   

(16) 3501-1752

/Vaayus

 
Av. Bruno Ruggiero Filho, 464
Santa Felícia
CEP: 13562-420 - São Carlos/SP
  consulte nossa
localização aqui